E garantir o crescimento dos músculos
Catabolismo muscular é o terror da vida de quem pratica musculação e quer aumentar a massa muscular.
SP, editoria, Bolsa Térmica Fitness
Leia mais em:
+ Vitamina D e Hipertrofia, veja como esse suplemento atua no seu organismo.
+ Cárdio antes ou depois do treino?
Trata-se da decomposição de nutrientes complexos, permitindo a liberação de energia. É uma degradação da massa muscular do corpo.
O catabolismo muscular também faz com que a perda de gordura aconteça de forma mais lenta, prejudicando que quer perder peso.
O processo pode ser causado por excesso de atividade física, quando uma pessoa treina e os músculos são fadigados e a duração e dificuldade dos exercícios.
Mas também pela falta de descanso, má alimentação, entre outros.
Catabolismo x Anabolismo
O catabolismo muscular é o contrario do anabolismo, que é o processo de construção de tecido muscular.
A construção dos músculos é feita durante o repouso, durante o sono. A hipertrofia acontece depois que você se exercita e descansa de forma adequada.
Quanto menos tecido muscular o corpo tiver, menor será seu metabolismo. Para ajudar a evitar o catabolismo muscular, seguem 3 importantes que garantem o crescimento dos seus músculos.
Catabolismo x Anabolismo
Dicas para evitar o catabolismo muscular
- Limitar seu tempo de treino
Não ultrapasse 60 minutos de treino muito intenso.
Após esse período pode acontecer o catabolismo muscular. O treino é um estímulo para que o corpo cresça durante o descanso;
- Durma bem
Dormir 8 horas de sono por noite, a quantidade de horas adequadas para sua necessidade fisiológica funcionar bem. A alimentação balanceada e o sono são tão importantes quanto a prática de exercícios físicos regularmente.
- Suplementação
Quem pratica atividade física de alta intensidade necessita de um uma quantidade maior de alguns nutrientes.
Usar suplementos alimentares pode garantir que o organismo receba a necessidade ideal desses nutrientes em quantidades ideias.
Ingerir um hiperproteico de rápida absorção após um treino bastante intenso, por exemplo, garante que o corpo não precise utilizar as proteínas dos músculos e evite o catabolismo muscular.
Além das dicas citadas acima, vale lembrar que o corpo necessita de 20 tipos de aminoácidos para se regenerar. O BCAA e a Glutamina, por exemplo, são é essenciais para quem faz exercícios de alta intensidade, pois necessitam de uma demanda maior dessas substâncias.
Consumir proteínas de alto valor biológico em todas as refeições é também importantíssimo para evitar o catabolismo muscular.
Catabolismo
Observação Importante!
Cuidado com as bebidas alcoólicas! Além dos efeitos óbvios que o excesso de álcool causa no corpo, pode reduzir em até 20% a produção de novas proteínas.
Nos homens, principalmente, o excesso de álcool produz uma redução dos níveis de testosterona no organismo. A testosterona é fundamental no processo de desenvolvimento muscular.
Isso sem mencionarmos a famosa e temida ressaca, que diminui sua energia e seu pique para os treinos causando uma queda de performance.