Carboidrato a noite e engordar não estão diretamente relacionados, entenda melhor

Muita gente acredita que comer carboidrato a noite prejudica da perda de peso. Mas existem estudos científicos que mostram que cortar carboidratos a noite não ajuda a emagrecer.

SP, editorial, Bolsa Térmica Fitness

 Leia mais em:

Jejum Intermitente

Dieta Alcalina

Albumina; uma opção para quem não quer tomar Whey Protein

O fato é que perder peso está relacionado à quantidade de calorias que uma pessoa consome ao longo do dia, ao metabolismo e ao gasto de energia em atividades físicas.

Também temos que considerar fatores como o sono, além da alimentação balanceada, fundamental para quem quer perder alguns quilos.

Carboidrato a noite engorda – Mito ou Realidade?

Uma pesquisa realizada na Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, revelou que essa teoria sobre o consume de carboidratos a noite não passa de um mito, e o consumo desse nutriente à noite pode até diminuir a fome durante o dia, ajudando na perda de peso.

Quando se retira o carboidrato do cardápio, os estoques de glicogênio se esvaziam. A glicose ‘puxa’ água, sem ela o corpo perde líquidos e a pessoa acha que perdeu peso, mas na verdade ela liberou somente água, segundo a nutricionista Elaine de Pádua.

Comer carboidratos à noite também favorece o aumento da leptina, hormônio que ajuda a diminuir o apetite durante o dia, além de ajudar a ter uma noite de sono tranquila.

Carboidrato a noite

Carboidrato a noite deve ser evitado, mito ou verdade?

Carboidrato a noite deve ser evitado, mito ou verdade?

Carboidrato e sua função

 Para começar, estamos falando sobre nossa principal fonte energética. Quanto maior o gasto energético, maior a necessidade de carboidratos na dieta. Esportistas que apresentam um alto gasto calórico, com treinamentos de até três ou quatro horas diárias, precisam ingerir muito mais carboidrato do que alguém que se exercita três vezes na semana, por uma hora.

 Não consumir carboidrato antes do treino também não é considerado boa ideia. Fazer isso faz como que os atletas fiquem sem energia para treinar. Por a isso, a privação de carboidrato a noite pode levar a uma compulsão maior no dia seguinte.

Importante ressaltar que para emagrecer, o ideal é consumir carboidratos complexos, com baixo valor glicêmico.

Alimentos integrais como a aveia, linhaça e gergelim garantem energia por um longo período de tempo e facilitam a perda de peso. Isso acontece por causa da demora na absorção dos carboidratos complexos, que devem ter preferência sobre carboidrato simples, os refinados como a farinha branca, arroz e pães.

Carboidrato complexo de baixo índice glicêmico – Batata doce

Carboidrato a noite

Carboidrato a noite – prefira os complexos de baixo índice glicemico

Serotonina

O carboidrato deve ser 50% a 60% da nossa alimentação, pois são responsáveis pela promoção de energia.

Entre eles estão as frutas, legumes, pães, cereais, batata, aipim, inhame, entre outros. Comer carboidratos estimula a produção de um neurotransmissor, a serotonina, responsável sensação de prazer e relaxamento.

Para concluir, as calorias dos carboidratos são iguais as das proteínas ou das gorduras. Dessa maneira, os carboidratos ingeridos à noite não podem ser os culpados pelo ganho de peso ou pela dificuldade em emagrecer.

Trate de ter bons hábitos alimentares e faça exercícios físicos regularmente. Durma bem a noite e pode liberar o carboidrato a noite com moderação.

É a disciplina e bons hábitos que nos faz emagrecer com saúde, então pare de culpar isso ou aquilo  e assuma o risco das suas escolhas diárias!