Vitamina D e Hipertrofia, como se relacionam?
SP, editorial, Bolsa Térmica Fitness
Leia mais em:
+ Receita Fitness: 3 opções para carregar na sua Bolsa Fitness!
+ Cárdio antes ou depois do treino?
+ Porção ideal de comida para a sua dieta, qual é?
Vitamina D e Hipertrofia – Em 1927 alguns atletas nadadores alemães foram submetidos à irradiação por lâmpadas ultravioleta a fim de elevar a quantidade de vitamina D e melhorar a performance.
A questão é que a vitamina D atua no sistema neuromuscular, resultando em melhor tempo de reação, equilíbrio e força muscular, além de ser fundamental para a fixação do cálcio e outros minerais em nosso organismo.
Os estudos com atletas mostram esta relação positiva entre a vitamina D e o aumento de força muscular, por causa do aumento dos níveis intracelulares de calcitrol, com a ingestão de vitamina D, em diversos tecidos do organismo como o tecido nervoso e muscular
Importância da Vitamina D
Ela é importante por introduzir os nutrientes, como o fósforo e o cálcio, nos músculos. Ou seja, melhora o desempenho da contração muscular e também no processo do crescimento.
Além disso, estudos mostram que o nível da Vitamina D está relacionado ao da testosterona e, consequentemente, com o rendimento físico.
Os benefícios da Vitamina D
Vitamina D e Hipertrofia
A vitamina D contribui para hipertrofia da seguinte forma; nós temos receptores da vitamina D em quase todos os tecidos do nosso corpo. No processo hipertrófico, ela aumenta a força muscular, auxilia na recuperação do músculo reduzindo as dores do pós treino, além de também estar relacionada ao equilíbrio hormonal, por produzir hormônios que fazem a síntese proteica – hormônios anabólicos – como a testosterona.
Vitamina D e suas relevância para atletas
A deficiência da vitamina, ou seja, a Hipovitaminose D causa sarcopenia (redução da massa muscular), fraqueza muscular, e contribui para um aumento do risco de danos musculares e miopatias (doenças musculares).
Vitamina D e Hipertrofia
Vitamina D x Gordura corporal
A Vitamina D ainda emagrece! Conforme as evidências que mostraremos a seguir, a vitamina D contribui com o emagrecimento da seguinte forma:
- Diminui os níveis de Cortisol
O cortisol é o famoso hormônio do estresse que está relacionado diretamente com o acúmulo de gordura localizada, a Vitamina D favorece a produção de hormônios saudáveis como a testosterona e reduz os níveis do famoso cortisol que favorece a obesidade
- Promove o metabolismo e a quebra de gordura
A vitamina D corta a produção de paratireoide, acelerando o trabalho do fígado de quebrar a gordura e também inibindo a capacidade das células de gordura de crescerem
- Traz saciedade
A Vitamina D aumenta a quantidade de Leptina, que é um hormônio responsável por enviar ao cérebro as sensações de saciedade.
Esses são alguns dos principais fatores que comprovam que a vitamina D emagrece e seca a gordura. Da mesma forma, alguns estudos também comprovam que a deficiência de vitamina D faz o corpo favorece o acúmulo de gordura, enquanto pessoas com os níveis ideais de vitamina D favorecem a queima de gordura.
Verificando a quantidade de vitamina D no seu corpo
Com um exame de sangue constatamos algumas informações sobre a vitamina D presente no nosso organismo. Existem 3 níveis:
- Suficiente significa que se tem pelo menos 30 nanogramas de vitamina D por mililitro de sangue (ng/mL).
- Insuficiente significa que se tem níveis de vitamina D entre 21 e 29 (ng/mL).
- Deficiente significa que se tem níveis de ou inferiores a 20 ng/mL.
Dica
Para produzir adequadamente vitamina D, é necessário tomar sol durante pelo menos 15 minutos para peles claras e de 45 minutos a 1 hora para peles escuras. O banho de sol deve ser feito ao ar livre, com o máximo de pele exposta e sem barreiras, para que os raios UVB atinjam diretamente a maior quantidade de pele possível.