Tanto para saúde quando para ganho de massa muscular
Vitamina B é um complexo vitamínico composto por 8 tipos diferentes de substâncias; B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (ácido fólico) e B12 (cobalamina).
SP, editorial, Bolsa Térmica Fitness
Leia mais em:
+ Cárdio antes ou depois do treino?
Os 8 tipos
- B1 – Também leva o nome de Tiamina, ela é importante na produção de ácido clorídrico, na formação do sangue e atua no metabolismo dos carboidratos. Se você ingerir muito dela não tem problema, pois ela é eliminada nas fezes, mas as pessoas alcoólatras devem ter cuidado, pois o consumo de álcool interfere na absorção.
- B2 – A Riboflavina é importante no processo metabólico de proteínas, carboidratos e gorduras, também está ligada nos processos de manutenção da integridade cutânea, alivia a fadiga ocular e previne a catarata.
- B3 – Niacina é importante para a circulação e também para manter a pele saudável, ajuda no funcionamento do sistema nervoso e na produção de ácido clorídrico para o sistema digestivo. Você encontra a vitamina B3 em peixes, fígado, batata-doce, goiaba, amendoim e outros.
- B5 – Ela leva o nome de Ácido Pantotênico, é a vitamina “anti-estresse”, atua na formação de anticorpos e hormônios supra-renais. É importante para produzir esteróides vitais e cortisona na glândula supra-renal.
- B6 – A piridoxina atua em muitas reações do metabolismo, trabalha também no metabolismo do magnésio.
- B7 – Biotina é importante para o crescimento celular, na produção de ácidos graxos, no metabolismo de carboidratos lipídeos e proteínas. Também é importante para a saúde dos cabelos e pele e ajuda a evitar a queda de cabelos, principalmente em alguns homens.
- B9 – Ácido Fólico é muito importante, é considerado o alimento para o cérebro, ele é encontrado nas folhas dos vegetais.
- B12 – Leva o nome de Cobalamina, ela atua na prevenção da anemia e ajuda a manter a longevidade das células, tem função de prevenir danos em nervos e auxilia na recuperação de doenças compressivas, síndromes e outros.
São vitaminas importes para nosso corpo por ajudar na oxidação dos carboidratos, na manutenção do tônus muscular e no sistema nervoso, no adequado funcionamento do sistema digestório, além de auxiliar também na coordenação motora, prevenção contra pelagra, estimulação do apetite e nos ajuda a manter a tonalidade e a pele saudável.
Vitaminas
Alimentos ricos em Vitamina B
São os derivados do leite, ovos, carne, peixe e folhas verdes.
Estão presentes no fígado da carne vermelha, na carne de peixe nos vegetais como a couve, o repolho e espinafre e em legumes; feijão, soja, ervilha. Presente também nos cereais integrais, a vitamina B é responsável por previnir diversos tipo de doença.
Vitamina B e Hipertrofia
Com propriedades anabólicas esse tipo de vitamina é frequentemente usada como suplementação por fisiculturistas.
As mais usadas são a niacina (B3), piridoxina (B6) e cobalamina (B12). Estas vitaminas são essenciais para o sistema digestivo e ajudam na digestão de carbos, gorduras e especialmente as proteínas.
Por melhorar a digestão e absorção de macronutrientes, é uma grande aliada na construção de massa muscular. Especificamente falando sobre a vitamina B12, ela tem a função de aumentar a quantidade de glóbulos do sangue e de fazer a manutenção das células nervosas.
Tabagismo, ingestão de álcool e alguns tipos de medicamento causa a má absorção da vitamina. A deficiência dessa substancia causa perda de performance e energia. Esportistas em geral tem necessidades extras de vitamina B devido a intensidade dos exercícios.
Ainda sobre hipertrofia, você pode ingerir a vitamina B12 em forma de suplemento.
Café da manhã rico em vitaminas
Funcionamento da Vitamina B no organism
A vitamina B liberara e controla o suco gástrico no estomago e ajuda o corpo a absorver os macronutrients.
Cada umas das 8 substâncias da vitamina B tem uma função individual. A vitamina B6 ajuda na saúde do seu fígado, a B9 facilita o transporte dos nutrientes para as células, a B12 é necessária para a transformação de energia.
É importante lembrar que o consume de vitamina B, quando sintetizada em laboratório, deve ser feita junto a refeição.