O que você precise saber
Descoberta em 1832 pelo cientista francês Michel Eugene Chevreul, a creatina – um peptídeo muito usado no mundo esportivo – beneficia atletas de qualquer modalidade que envolva força, potência e velocidade a melhorarem sua performance
SP, editorial Bolsa Térmica Fitness
Leia mais em:
A creatina é um dos melhores suplementos para quem deseja ganhar massa muscular.
Seu uso já foi amplamente estudado e seus benefícios já estão documentados. É uma substância que não faz efeito imediato após ingerida, portanto não há grandes benefícios se for consumida antes do treino.
Os melhores momentos de suplementar são após o treino de musculação e antes de dormir.
Como age no nosso corpo
Quando nossos músculos precisam de energia para fazer algum movimento, um fosfatos é utilizado. A função da creatina é recuperar esse fosfato para formar um novo ATP (adenosina trifosfato)
Ela favorece rapidamente a recuperação desse combustível muscular, por isso, a creatina é indicada para esportes de explosão, como atletismo.
Além disso, é um suplemento que dá mais resistência muscular, permitindo que o atleta use cada vez mais peso, ajudando na hipertrofia. Quando consumida em excesso pode haver retenção de líquidos e inchaço dos músculos
Benefícios da creatina
Oferece vários benefícios na vida de quem usa esse suplemento. O aumento da força e da potência muscular é apenas um deles.
Acelera a recuperação muscular reduzindo os danos às células musculares e inflamação após o exercício exaustivo
Também age como um inibidor da miostatina, uma proteína catabólica que limita o crescimento da massa muscular.
É um suplemento que ajuda a manter a massa muscular em períodos de inatividade. Mesmo quando deixamos de realizar atividades físicas por um tempo, a creatina ajuda a preservar uma maior quantidade da sua preciosa massa muscular do que se não a tomar.
Outro benefício: ajuda no combate à diabetes, pois aumenta a atividade do principal transportador da glicose (GLUT-4) e aumenta o conteúdo de glicogênio muscular, fazendo com que o organismo melhore a tolerância à glicose.
O funcionamento cerebral também é beneficiado pelo uso da creatina. Tem efeito positivo na capacidade de memória e nível de inteligência, tarefas que exigem velocidade de processamento.
Além de promover o aumento da força e da massa muscular, possui propriedades antioxidantes e fortalece os ossos.
Aumenta ou melhorar a performance do metabolismo energético de áreas hipoativas, auxiliando no tratamento da depressão. Em pacientes com depressão, a concentração de creatina cerebral parece se encontrar em níveis baixos.
Efeitos Colaterais
O uso prolongado pode sobrecarregar o fígado e rins, órgãos que metabolizam a creatina e são responsáveis por sua eliminação. podendo gerar insuficiência hepática e renal.
Em resumo, é um suplemento nutricional com excelente custo-benefício.