Encontrado em peixes e  alguns tipos de semente, o ômega 3 é um grande aliado à sua saúde, entenda por quê

Os benefícios do Ômega 3 estão relacionados à saúde cardiovascular e cerebral.

SP, editorial Bolsa Térmica Fitness

 Leia mais em:

Spirulina emagrece?

7 dicas para aumentar o metabolismo

Importância do sono para seu bem estar e emagrecimento

Essa gordura poli-saturada é da família de ácidos graxos essenciais, já que organismo não consegue produzi-los.

São gorduras responsáveis pela formação da camada lipídica em volta da célula e que permitem que as membranas celulares exercitem suas funções de uma forma muito mais efetivas.

Além disso, os benefícios do ômega 3 se estendem além do que imaginamos. Tem propriedades que ajudam no emagrecimento, na redução do estresse, melhora da circulação sanguínea, propiciam maior estabilidade cardíaca e o controle da pressão arterial.

O ômega 3 também ajuda a combater inflamações e a reduzir os efeitos colaterais da TPM, na redução do LDL, que é o colesterol ruim, e na manutenção dos níveis de testosterona.

É encontrada nos peixes e algumas sementes.

benefícios do ômega 3

Benefícios do ômega 3 – Semente de Linhaça

Qual a quantidade que deve ser consumida diariamente?

 A dose diária recomendada de ômega 3 para adultos é de 250 mg. Em gestantes e lactantes, a recomendação é de 400 mg por dia.

O problema está no fato de que no Brasil, por exemplo, o consume de peixes é basicamente providenciado por animais criados em cativeiro, que não possuem reservatórios de ômega 3.

Uma alternativa para consumir ômega 3 é a suplementação.

Mas para isso, um médico ou nutricionista deve ser consultado anteriormente. O mais importante é consumir um produto de é de boa qualidade.

Um bom ômega 3 deve ser ultra-filtrado, livre de mercúrio, armazenado em vidro escuro e ter a maior concentração de DHA e EPA.

Quando consumido em cápsula, importante verificar se no verso do produto informa a concentração de DHA e EPA por cápsula.

Quanto maior a concentração, melhor é o produto.

Poucas marcas atendem esses requisitos, e grande maioria está contaminada com mercúrio, presentes nos peixes que consumimos normalmente.

No pré-natal, o ômega 3 contribui para o desenvolvimento do sistema nervoso do feto e regula o sistema imunológico.

Durante o período de amamentação, auxilia no progresso do desenvolvimento cerebral e na infância exerce controle sobre o sistema imunológico e a manutenção da estamina cerebral.

Já falamos sobre os benefícios na fase adulta, e na terceira idade atua como anti-inflamatório, prevenindo e auxiliando no alívio de dores articulares e regula os receptores hormonais.

benefícios do ômega 3

Benefícios do ômega 3 – Suplementação

Quais são os alimentos que contém Ômega 3?

 O ômega 3 é encontrado em peixes de água profunda, como o salmão, bacalhau, sardinha e cavalinha.

Entre as sementes, o ácido alfa-linolênico – ALA, também uma fonte de ômega 3, pode ser consumido através em semente de linhaça, por exemplo.

benefícios do ômega 3

Benefícios do ômega 3 – Peixes

Ômega 3 X Emagrecimento

Existem pesquisas que correlacionam o ômega 3 com perda de peso.

Auxilia no controle do apetite e na regulação dos níveis de leptina e, consequentemente, no emagrecimento.

Garantir as doses adequadas desse nutriente é fácil, seguindo uma alimentação balanceada, de forma que seja incluso na alimentação de 2 a 3 vezes por semana.