Conheça a dieta que melhora sua saúde e aumenta a disposição.

Dieta alcalina, você já ouviu falar? No post de hoje vamos conhecer melhor esse tipo de dieta que é focada para saúde, desintoxicando e nutrindo o corpo.

São Paulo, editorial, Bolsa Térmica Fitness

Leia mais em:

Cárdio antes ou depois do treino?

Vitamina D e Hipertrofia, veja como esse suplemento atua no seu organismo.

HIIT ou Musculação?

 Dieta Alcalina, como funciona

A dieta alcalina serve para regularizar o PH do nosso sangue, que é naturalmente neutro ou alcalino.

Os cereais, frutas e verduras são os alimentos mais utilizados para este tipo de dieta. A boa notícia é que quanto mais alcalino é o alimento, menos quantidade de resíduos gerada e retida no nosso organismo, o que ajuda a evitarmos aquela sensação de inchaço causada pela retenção de líquido

Tanto a absorção de nutrientes quanto a liberação de toxinas é mais eficiente quando estamos com nosso PH normalizado, levemente alcalino, na faixa de 7.4. Abaixo deste nível, o corpo é obrigado a sacrificar órgãos e tecidos internos para manter o PH do sangue equilibrado.

Quase todos os alimentos que comemos, depois de serem digeridos, absorvidos e metabolizados, liberam um ácido ou uma base alcalina (bicarbonato) no sangue. Grãos, peixes, carnes, aves, frutos do mar, queijo, leite, sal liberam ácidos em nosso corpo.

Dieta Alcalina – PH alcalino e saúde

Dieta Alcalina

Dieta Alcalina

Por que aderir à Dieta Alcalina?

Para começar, nossa alimentação é a principal responsável por inúmeras doenças crônicas.

Substituir bebidas e alimentos ácidos por alimentos alcalinos reflete em uma considerável mudança para a saúde do nosso corpo, menos doença e mais disposição e bem-estar.

Dieta Alcalina x Diabetes

Estudos recentes mostraram que indivíduos com dietas que contêm uma grande quantidade de alimentos ácidos possuem maior risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Isso acontece por causa da acidez crescente e a resistência a insulina no organismo, um dos principais sintomas da síndrome metabólica, que muitas vezes se desenvolve no diabetes tipo 2.

A dieta alcalina não só previne, mas também ajuda a controlar a diabetes. A alimentação com frutas, legumes e grãos contêm nutrientes que podem ajudar a aliviar os sintomas da doença.

Dieta Alcalina x Prática de Esportes

O consumo de clorofila, tanto através dos vegetais de folha verde como consumida de forma liquida, ajudar-te-á a equilibrar os níveis de glicose no sangue, o que melhorará a tua circulação, fará com que baixe a tua pressão arterial e fortalecerá o coração.

Ingerir sumos verdes antes de fazer desporte nos dá mais energia para praticá-los, além de nos fornecer as fibras necessárias para eliminar as toxinas e fortalecer nosso sistema imunológico.

Alimentos ácidos

PH 3 (muito ácido): Água com gás, refrigerante, energético, álcool, fritura, sal, açúcar refinado, comida enlatada, alimento embutido, cigarro.

PH 4: Leite, creme de leite, queijo, manteiga, carne de porco, vinagre, massa, pipoca, cerveja, vinho, chá preto, torrada, picles, chocolate, nozes, adoçante, molho de tomate.

PH 5: Carne vermelha, café, suco com açúcar, pão branco, amendoim, trigo, arroz branco, maionese, doces e bolos de farinha branca, geleias, marmeladas.

PH 6: Ovo, peixe, frango, fígado, feijão, leite de soja, chá, arroz integral, aveia, mel, cenoura, flocos de milho, farinha de trigo integral, ketchup, batata, molho de soja.

Dieta Alcalina – Legumes e Frutas são os principais aliados

Dieta Alcalina

Dieta Alcalina

 Alimentos alcalinos

PH 7 (neutro): Água mineral

PH 8: Maçã, amêndoa, tomate, abacaxi, morango, cereja, pêssego, damasco, banana, laranja, pimentão, nabo, arroz selvagem, milho, soja, folhas verdes-escuras, aspargo, goiaba.

PH 9: Abacate, abóbora, kiwi, melão, melancia, tangerina, tâmara, figo, manga, mamão, amora, uva, alface, berinjela, batata-doce, inhame, mandioca, gengibre, ervilha, lentilha, clara de ovo, salsa, maracujá, caqui.

PH 10: (muito alcalino): Couve, couve-de-bruxelas, couve-flor, espinafre, brócolis, repolho, alcachofra, pepino, limão, lima, rabanete, agrião, cebola, sucos de vegetais, alho, alga.

Para concluir, a dieta alcalina ótima para esportistas, nos ajudando a manter o organismo saudável e a atingir as metas e efeitos desejados com o treino. Lembre-se que antes de iniciar qualquer tipo de dieta é importante buscar orientação com um profissional da área e se informar!