E o melhor método para quem treina
Jejum Intermitente é um modelo de alimentação específico, podendo ser considerado um tipo de filosofia alimentar.
SP, editorial, Bolsa Térmica Fitness
Leia mais em:
+ 5 Equipamentos fáceis de levar
+ Porção ideal de comida para a sua dieta, qual é?
Parece uma dieta da moda, mas sempre esteve presente. É uma dieta de restrição calórica e, como toda dieta, é altamente recomendável a avaliação de um especialista antes de optar por alguma.
A alimentação acontece desde o momento que colocamos o alimento na boca até cinco horas seguinte. Esse é mais ou menos o tempo que seu corpo leva para absorver tudo que foi ingerido.
Nesse mesmo período, os níveis de insulina estão mais altos e o corpo usa gordura como fonte de energia. Isso faz com o levemos de 8 a 12 horas para que uma refeição seja completamente absorvida, toda insulina seja liberada e voltem ao seu estado normalizado.
É por conta disso que vários exames de sangue, como glicemia, pedem justamente 8 a 12 horas de jejum.
Jejum Intermitente – Disciplina
Jejum Intermitente e a perda de gordura
O jejum intermitente aumenta o nível GH no sangue, que é um hormônio que ajuda o organismo a queimar gordura e preservar a massa muscular.
Outro hormônio que é estimulado por meio do jejum intermitente é Noradrenalina.
É o que nos deixa em estado de alerta em situações de “fuja ou lute”, o que faz com que sinalize que pode liberar gordura para ser usada como energia.
Ficar sem comer em períodos curtos, de horas, e não dias, acelera o metabolismo. Metabolismo acelerado é outro fato que ajuda o corpo perder mais gordura em menos tempo.
Jejum Intermitente e redução de gordura
Atenção para quem não deve fazer esse tipo de Jejum! Isto muito especialmente importante se você tem:
- Diabetes
- Qualquer outro problema com a regulação do açúcar no sangue
- Pressão baixa
- Toma algum medicamento de uso contínuo
- Está ABAIXO do peso considerado saudável
- Tem histórico de transtornos alimentares
- Está grávida ou amamentando
- Está tentando engravidar
Melhor método de JI para quem treina
No método 16/8 o período de jejum é de 16 horas por dia, com uma janela de 8 horas para comer.
Martin Berkhan, criador do método 16/8, é consultor de nutrição e trabalha principalmente com pessoas que praticam musculação.
Esse método é bom para que você possa treinar alimentado, mas só um profissional da área pode te mostrar como montar a sua dieta com o jejum, como calcular os macronutrientes que precisam ser ingeridos, como ajustar a dieta conforme for evoluindo na academia e como extrair o máximo da estratégia.
Dicas
- Hidrate-se
Durante o jejum é importantíssimo manter a hidratação do corpo ingerindo líquidos.
Bebidas como água com e sem gás, chá e café sem adoçante ou açúcar são permitidas e vão tornar a prática do jejum até mais fácil.
- Consuma gorduras puras
Como óleo de coco e/ou manteiga também não quebra o jejum. Uma boa opção é misturar os ingredientes ao café, pela manhã, para ajudar na sensação de saciedade durante o jejum.
Se praticado da forma que está sendo recomendado, com acompanhamento médico e especialistas para definir o método mais indicado para você, o jejum intermitente não vai colocar sua vida em risco por ficar algumas horas sem comer