E o que levar nela?
Levar marmita ajuda a gente a controlar melhor nossa alimentação quando estamos fora de casa.
SP, editorial, Bolsa Térmica Fitness
Leia mais em:
+ Carboidrato a noite deve ser evitado, mito ou verdade?
+ Qual o melhor horário para treinar?
São diversos os benefícios de se levar marmita. Ajuda a manter a disciplina, facilitando a manutenção da dieta, e você ainda economiza.
Comer fora todos os dias pode acabar pesando no bolso, além de que você não tem certeza sobre a qualidade dos ingredientes que foram usados.
Podem não ser ingredientes frescos, bem selecionados, ou a refeição em um restaurante pode ser feita com muito sal, por exemplo. Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, o ideal é consumir, no máximo, 5g de sal diariamente.
Quando você prepara sua marmita, é possível controlar e reduzir a quantidade de sal ingerida durante as refeições. Comer for a de casa também está relacionado ao consumo de alimentos gordurosos e ricos em açúcares.
Outra vantagem de levar marmita; você não vai ficar se preocupando com o cardápio, já que você será responsável por fazer seu próprio cardápio, podendo fazer dele low-carb e saudável.
O que levar na marmita?
Uma refeição equilibrada deve ser composta por cinco tipos de alimentos: uma porção de salada, formada por verduras variadas; uma de carboidratos; uma de legumes cozidos; uma de leguminosas e uma de proteínas.
O ideal é que o volume de componentes verdes (vegetais e legumes) deva corresponder a 50% da refeição.
Salada
Use variedades variedade de folhas como alface, rúcula, agrião e complementar com tomate, cenoura, beterraba crua ralada.
Na hora de preparar o tempero, opte por uma mistura de limão com azeite e armazene separadamente, usando-o somente na hora do consumo. Dessa forma as folhas da salada não murcham.
Um pouco de granola salgada também vai super bem na salada, além de promover uma refeição com mais fibras, vitaminas e minerais.
Guarde a porção de mix de grãos em um potinho de plástico bem vedado para evitar a entrada e saída de ar. Todos os alimentos devem estar bem vedados.
Levar na marmita – Salada
Carboidrato
Na hora de escolher o carboidrato, você pode optar por arroz integral, ou quinoa, cuscuz marroquino. Tubérculos também são ricos em carboidratos como, por exemplo, batata, batata-doce, cará, inhame, mandioca e mandioquinha.
Leguminosos
Entre os leguminosos, outras opções para o tradicional feijão são o grão-de-bico, a ervilha, lentilha e soja.
Esbanje-se nos legumes. Se forem crus, aumenta o nível de substâncias bio-disponíveis para a absorção do nosso corpo.
Proteína
Sobre a proteína, os carnívoros devem variar entre carnes brancas. Os vegetarianos já conseguem uma boa porção de proteína colocando ovos cozidos na marmita.
Algumas outras considerações para quem aderiu a vida de marmitar é colocar etiqueta nos potinhos, para não acontecer desperdícios ou confusões.
Levar na marmita – Proteína
É aconselhável não consumir líquidos durante as refeições, mas se você for beber alguma coisa, opte por água.
Leve frutas também, tanto para sobremesa quanto para lanchinhos durante o dia.
Boa marmita!
Confira a linha completa de Bolsas Térmicas Fitness! Clicando aqui