Veja o que ela causa na nossa volta aos treinos

Para entendermos o que é memória muscular, vamos imaginar uma pessoa treine com frequência, faça uma boa dieta e apresente bons resultados.

Agora vamos imaginar que essa mesma pessoa tirou 30 dias de férias para viajar com a família, causando uma grande alteração no seu cotidiano, tanto na parte alimentar, quanto os treinos.

SP, editorial, Bolsa Térmica Fitness

Leia mais em:

Retenção de líquido

Whole 30

Para quem é indicado Crossfit?

Quem tem hábito de treinar todos os dias – ou pelo menos 3 vezes por semana – sente no músculo mudanças na rotina como a citada a cima.

Sabe por que isso acontece? Vamos entender melhor.

Estudos vêm desvendando os processos da memória. Todas as informações que utilizamos em nosso dia-a-dia estão relacionadas à memória.

Novas informações precisam ser armazenados, seja por milésimos de segundo ou por décadas. E conhecimentos adquiridos algum dia precisam ser recuperados em nossos arquivos cerebrais para dar sentido aos acontecimentos atuais.

Esse processo é feito de forma cruzada e simultânea, em que múltiplas memórias estão envolvidas.

A isso damos o nome de memória celular e é por causa dela que ao voltarmos a treinar, ganhamos massa muscular de maneira mais rápida.

Memoria muscular

Memoria muscular

Entendendo a memória muscular

Relacionada com a memória procedimental, a memória muscular é a memória dos atos motores.

É a memória para hábitos ou habilidades. Está ligada à experiências passadas, que nos fornecem capacidade de resgatar informações do comportamento motor quando necessário.

É uma memória ativa por determinados estímulos que quando ocorrem te faz agir mecanicamente.

Tipos de Memória Muscular

 Existem dois tipos de memória muscular; uma é a memória muscular relacionada a movimentos primários aprendidos na infância como, por exemplo, andar de bicicleta.

A outra é a memória muscular fisiológica.

A memória do músculo (fisiológica)

Células musculares possuem em seu interior uma série de núcleos – minócitos –  que estão diretamente envolvidas no processo de síntese de proteínas.

O primeiro efeito que o treinamento com peso têm sobre a musculatura não é fazer o músculo crescer. O primeiro resultado do início de um treino é a formação de mais núcleos celulares (minócitos) que, por sua vez, vão estimular a produção de mais fibras musculares.

Caso essas células tivessem apenas um núcleo, como ocorre com a quase totalidade das células do corpo humano, as fibras poderiam sintetizar apenas uma pequena quantidade de proteínas.

Para crescer, portanto, uma célula muscular precisa de uma boa quantidade de núcleos. Para desenvolver essa quantidade de núcleos, o atleta precisa treinar por anos. E é esse tipo de atleta que  mesmo ao interromper os treinos por um período, não perderá grande parte da sua massa muscular.

Fator negativo da memória muscular

Quando passamos por acidentes, traumas ou lesões. Ao perguntarem sobre o ocorrido, podemos ficar tensos simplesmente perguntados sobre as suas lesões, ou quando tentamos tocar o local lesionado.

É a memória emocional aliada a memória muscular não nos beneficiando tanto assim.

Porém, existe um processo desenvolvido por estudiosos da área para reverter esse mecanismo.

O processo de lesão nos esportes, desenvolvido por Tim Hallbom e Suzi Smith, permite a substituição da memória muscular da lesão por alguma outra memória que não envolva trauma.

O efeito disso é que a dor e os sintomas psicológicos reduzem ou mesmo desaparecem, permitindo uma recuperação mais fácil e mais rápida da lesão.

Memória Muscular

Memória Muscular

Conclusão

O fato é que usamos a memória muscular em praticamente todos os momentos da sua vida, tanto de forma consciente quanto inconsciente.

Uma dieta específica com alimentos selecionados que proporcionam boas quantidades de macro e micronutrientes também pode proporcionar uma recuperação fisiológica ainda mais rápida.

Então, se você está desanimado por ter ficado um tempo sem ir à academia, lembre-se que em um tempo muito rápido nosso corpo consegue recuperar os músculos e o tempo perdido