Existe um melhor horário para treinar? E alguma relação entre o horário do treino e emagrecimento?
SP, editorial Bolsa Térmica Fitness
Leia mais em:
+ Top 5 Suplementação para mulheres
+ Albumina; uma opção para quem não quer tomar Whey Protein
+ Importância do sono para seu bem estar e emagrecimento
Para emagrecer, a primeira coisa a se pensar é sobre a dieta. Disciplina para se alimentar bem, treinar e dormir bem.
A rotina pode ser intensa; estudo, trabalho, reuniões, vida social, você vai precisar de muitas disciplina e dedicação para conseguir qualquer objetivo que tenha definido.
O ciclo noite/dia influencia nosso relógio biológico, isso é fato. Algumas pessoas se sentem mais dispostas no período da manhã, enquanto outras vão preferir se exercitar no final da tarde/ começo da noite, mas o melhor horário para treinar é aquele no qual você se sente com mais disposição e cabe na grade do seu dia.
Ao longo do dia, as atividades físicas apresentam efeitos diferentes, já que cada pessoa tem seu próprio ritmo biológico.
Vamos ver a seguir algumas das características mais observadas durante a prática de exercícios físicos durante cada período do dia para saber se existe um melhor horário para treinar.
MANHÃ
Praticar exercício cedo acelera o metabolismo e despertando o corpo para as atividades do dia, além de estimular a queima de gordura.
Segundo estudos do American Council on Exercise, de San Diego (EUA), algumas pessoas se beneficiam do treino matinal por planejarem melhor as refeições ao longo do dia.
É quando temos o nível máximo de testosterona, hormônio que contribui para o crescimento muscular.
Praticados na parte da manhã, exercícios físicos aumentam a produção de serotonina e melhoram o humor.
Treino durante o período da manhã
TARDE
Período onde temos o máximo de resistência à dor. A temperatura corporal aumenta, assim como a flexibilidade e a força muscular. Alguns fatores metabólicos podem ajudar a melhorar o desempenho nas atividades anaeróbias, como a musculação.
Os contras são a provável queda de energia e a diminuição de foco mental.
NOITE
Durante a noite, a partir das 21h, nosso corpo produz melatonina, nos preparando para o sono.
Por isso treinar muito tarde prejudica o descanso necessário para que o corpo se recupere e provoca a queda de rendimento no treino.
Para algumas pessoas os treinos noturnos ajudam a relaxar e até a combater insônia.
Em outras pode provocar o efeito contrário. Se o treino for muito próximo ao horário de dormir, pode comprometer a qualidade do sono.
Nesse caso, o ideal é terminar a atividade de 2 a 3 horas antes de ir para a cama, para o corpo desacelerar.
Treino durante o período da noite
Como pudemos perceber, o desempenho está sim ligado à hora do treino. Quem está acostumado a treinar de manhã vai notar uma diferença no rendimento ao trocar a rotina de horário de treino. Mas, enfim, nosso organismo consegue se adaptar a qualquer rotina que definirmos.